Curso técnico ou Graduação: qual é a melhor opção?
É importante que o jovem antes de optar por um curso técnico ou graduação, faça uma análise de suas expectativas, condições, disponibilidade financeira e de tempo. Não existe a escolha certa ou errada, existe a escolha adequada para cada pessoa.
Com o crescimento industrial e econômico, nos últimos 15 anos as oportunidades de ingressar em um curso superior foram ampliadas. Estas facilidades trouxeram oportunidades, mas também confusão, pois com um leque tão vasto, a escolha ficou cada vez mais difícil.
No momento de escolher uma profissão é importante buscar todas as informações possíveis e alinhar com o perfil pessoal. Se uma pessoa gosta de executar tarefas, dificilmente ficará confortável em uma profissão que não lhe dê esta oportunidade, por mais que os salários sejam atrativos.
Os cursos técnicos são mais específicos e com duração menor, o que dá a pessoa a oportunidade de ingressar mais rápido na área, porém os cursos de graduações são mais amplos e oferecem outras oportunidades e uma formação mais humanista devido sua carga horária e sua grade curricular.
Curso técnico ou Graduação: qual me dará um retorno mais rápido?
Este é um dos questionamentos que muitos fazem antes de escolher sua profissão. Tanto o curso técnico ou graduação poderá lhe oferecer um retorno rápido, não instantâneo, tudo dependerá dos fatores externos e de cada pessoa.
Nestes casos de dúvidas é importante procurar auxílio de um profissional, pois ele possui técnicas e ferramentas que lhe auxiliarão no processo de escolha.
O autoconhecimento é muito importante neste momento. Não importa qual a profissão que esteja em alta no momento, seja ela a mais rentável ou não; não importa se será um curso técnico ou graduação; o importante é que a escolha esteja alinhada com seu perfil e lhe traga satisfação pessoal e profissional.